Solicitação de visto para os Estados Unidos poderá ser feita em Porto Alegre!
Parte do processo para a obtenção do visto para os Estados Unidos poderá ser feito em Porto Alegre a partir desta quarta-feira. Com o objetivo de facilitar a solicitação e a renovação do visto, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) realizará a primeira etapa da documentação e a renovação completa do visto aos interessados.
A abertura oficial do Casv ocorre às 10h, com a presença do ministro conselheiro da embaixada do país, Todd Chapman.
Quem deseja obter o visto deve encaminhar a documentação solicitada no site ao escritório, com agendamento prévio. Essa medida exclui a necessidade de permanecer dois dias em São Paulo, por exemplo. O Casv em Porto Alegre também fará a identificação do viajante (recolhimento das digitais) e os demais procedimentos.
A entrevista, por enquanto, ainda deve ser feita em São Paulo, Recife, Brasília ou Rio de Janeiro. Já o processo de renovação do visto poderá ser feito todo em Porto Alegre.
– Será uma etapa para a abertura do consulado em Porto Alegre – afirma o coordenador de relações internacionais da prefeitura da Capital, Rodrigo Corradi.
De acordo com ele, o novo consulado deve ser inaugurado em março de 2015. Segundo o Consulado Geral dos Estados Unidos da América de São Paulo, o Brasil é um dos cinco países que mais emitem vistos para os EUA, com mais de 1 milhão de documentos processados em 2013.

O QUE – Casv (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto)

ONDE – Avenida Carlos Gomes, 1.501, bairro Alto Petrópolis, Porto Alegre

HORÁRIO – segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h