informações úteis
Dúvidas sobre Bagagem
Esclareça suas dúvidas sobre a bagagem

Bagagem

Cada companhia aérea tem suas próprias regras em relação ao tamanho aceitável de bagagem despachada e bagagem de mão, assim como as taxas de bagagem.

Resumo: peso de bagagem!

Se a sua viagem é nacional, você poderá levar uma bagagem de mão que não poderá ser maior que que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 10 kg. Não há mais franquia de bagagem despachada, ou seja, caso precise levar uma bagagem de porão, terá que pagar o valor correspondente de cada CIA Aérea.

Criança com até dois anos incompletos não tem direito a bagagem despachada, exceto carrinho de bebê. Criança entre dois e 12 anos incompletos tem direito a bagagem de mão de até 10 kg. O peso que exceder as franquias indicadas será considerado como excesso de bagagem, e será cobrado pela companhia aérea de acordo com as regras internas de cada uma.

Se a sua viagem for internacional, você poderá levar uma bagagem de mão de até 10 kg para classe econômica e duas bagagens de mão para classes executiva e primeira classe – porém, o peso máximo é o mesmo 23Kg. Confira sua categoria de voo, pois dependendo da companhia e do país de destino, pode não existir franquia, ela pode ser por peso ou peça.

IMPORTANTE: Desde março de 2017, algumas tarifas não permitem bagagem despachada. Recomendamos que consulte as regras antes de sua viagem. Se quiser saber tudo o que mudou sobre bagagem de avião, consulte-nos.

Extravio de bagagem

Caso sua bagagem seja extraviada, comunique o fato imediatamente à empresa aérea, assim que constatar sua falta. Esta comunicação deve ser feita junto ao balcão da empresa aérea ou de sua representante, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela.

A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Não sendo localizada e entregue no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias.

Nos casos de extravio de bagagem, o passageiro terá direito a receber da empresa aérea um ressarcimento por gastos emergenciais, pelo período em que estiver sem os seus pertences, desde que esteja fora do seu domicílio. Vale lembrar que as empresas aéreas são responsáveis por definir a forma e os limites diários de ressarcimento. A empresa aérea deverá efetuar este pagamento no prazo de 7 dias, a contar da apresentação dos comprovantes pelo passageiro.

 

Bagagem avariada ou violada

Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após a data de desembarque.

Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. No caso de violação, uma vez comprovado o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.

Furto de bagagem

Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

É proibido 

Alguns objetos não podem ser levados na bagagem despachada, entre eles: armas de fogo, gases comprimidos, instrumentos musicais volumosos, líquidos e sólidos inflamáveis, materiais magnéticos, radiativos ou oxidantes, material irritante, munições, explosivos e fogos, peróxidos orgânicos, produtos venenosos ou corrosivos e substâncias infecciosas. O passageiro deve consultar a empresa quando precisar transportar alguns destes produtos, assim como artigos frágeis e perecíveis.

Transporte de Líquidos

Voos nacionais que utilizam o salão de embarque destinado a voos internacionais estarão sujeitos às restrições estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o transporte de substâncias líquidas em suas respectivas bagagens de mão.
O transporte de líquidos ( incluindo: gel, pasta, creme, aerosol e similares) em bagagem de mão deve ocorrer da seguinte maneira:
O líquido deverá estar em frasco com capacidade de até 100 ml. Frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que contenham a quantidade estipulada.
O passageiro deve acondicionar o frasco adequadamente (c/ folga) dentro de uma embalagem plástica transparente vedada, com capacidade máxima de 1 litro e tamanho máximo de 20 cm x 20 cm.
Na área de embarque, a embalagem plástica deve ser apresentada para inspeção nos equipamentos de RAIO-X separadamente da bagagem de mão, notebook e peças de roupa.
Cada passageiro pode portar uma única embalagem plástica. Por isso, outros frascos com líquidos devem ser transportados, previamente, nas bagagens despachadas.
Líquidos adquiridos em FREE SHOPS podem exceder o limite estipulado, desde que acondicionados em embalagens plásticas seladas com recibo de compra à mostra e com data do início do voo. Para passageiros que embarcam ou estão em conexão, essa medida não garante que, em caso de conexão, embalagens seladas por outros estados serão aceitas. Os produtos podem ser retidos pelas autoridades estrangeiras.

Bagagem em navio

As regras variam de acordo com a companhia de navio. Normalmente não existe restrição de peso e peças para bagagem, mas o viajante deve informar-se antes do embarque, pois em alguns cruzeiros pode haver limite de peso de até 90 kg. O passageiro deve lembrar-se, caso vá de avião até o local de partida do navio, que as empresas áreas podem cobrar excesso de bagagem seguindo as regras de limites de peso, tamanho e número de malas.

Requerimento para passaporte
Documentação para retirar seu passaporte

 

Passaporte

Para obter o Passaporte Comum, o interessado deve ser brasileiro nato ou naturalizado.  Consulte o site da Polícia Federal ou procure qualquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento e verifique quais os documentos exigidos, procedimentos e prazos para emissão do documento.  

Informações completas e atualizadas podem ser obtidas no site do Departamento da Polícia Federal – www.dpf.gov.br

 

Requerimento para Passaporte

- Comprovante de Pagamento Valor R$ 156,07 (Agência Savagra providencia);
- Carteira de Identidade: informar Nº e Data de Emissão. O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expedição e/ou o mau estado de conservação impossibilitar a identificação do requerente;
- CPF: o Próprio, ou do pai ou mãe (se for para menor idade);

- Certidão Original: Nascimento/Casamento: Nº / FOLHA / LIVRO /CARTÓRIO-CIDADE, com a devida averbação, se for o caso, para as pessoas que tiverem o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;
- Certificado de Reservista para senhores, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos;
- Titulo de Eleitor com últimos comprovantes de voto. Na falta dos comprovantes, Declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa Eleitoral;
- Caso tenha passaporte anterior (sendo válido ou não), o mesmo deverá ser apresentado. A não apresentação do passaporte ensejará na apresentação de ocorrência policial e o pagamento da taxa em dobro, GAR / FUNAPOL, código da receita 004-3 e órgão arrecadador 065-5 no valor de R$ 179,42, pagar em qualquer agência Bancária;
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis munidos de Carteira;
- Identidade e CPF;
- Crianças Menores de 3 anos de idade sugerimos apresentação de 1 foto facial de 5x7 colorida, recente e sem data.

LOCAL DE EMISSÃO DE PASSAPORTE:


PORTO ALEGRE: Av. Ipiranga, 1365 - Bairro Azenha - FONE:51-3235-9000
Setor de Passaporte: Acesso pela Rua Walter Spalding, nº 50
Atendimento: 10 às 16hr, observando dia e horário do seu Agendamento.

CAXIAS DO SUL: Dptº Policia Federal - Fone (54) 3213-9000 / 9090- 3218-8089 - Informações Gerais - Policia Federal: 0800-978-2336
Rua Júlio de Castilhos, 150 – Lourdes – Caxias do Sul - RS
Atendimento: 08 às 16hrs, observando dia e horário do seu Agendamento.

 

Documentação de Viagem
Documentos necessários para viajar

Documentos de viagem

A apresentação de documento de identificação é indispensável para o embarque. Os passageiros deverão apresentar um documento de identificação em dois momentos: no check-in e no portão de embarque.

 

Voos Nacionais

- Carteira de Identidade;

- Passaporte Nacional;

- Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia);

- Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais (modelos com fotografia);

- Carteira de Trabalho.

 

Menores de 12 anos:

Além dos documentos citados acima, será aceito também Certidão de Nascimento original.

Desacompanhadas:

- Será exigido a Autorização Judicial (Juizado de Menores).

OBS: A autorização judicial que a criança deverá portar não necessita ter sido expedida na cidade de embarque, podendo, assim, ser emitida em qualquer localidade. A autorização judicial não terá que conter obrigatoriamente a informação de trecho, data, nome e parentesco da pessoa responsável, etc., pois cada localidade possui sua particularidade para emissão.

Acompanhadas:

- RG original ou Certidão de Nascimento original.

OBS: Não é necessária Autorização Judicial (Juizado de Menores), desde que o acompanhante seja maior de 18 anos, e seja ascendente até o terceiro grau ( irmãos, tios ou avós ) com documentação que comprove o parentesco. Ou, em outro caso, do acompanhante ser expressamente autorizado pelo pai, mãe responsável, por escrito com firma reconhecida.

São aceitos cartões de identidade expedidos pelo poder judiciário ou legislativo, no nível federal ou estadual, e também cartões de identidade expedidos pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército.

Para os voos nacionais, todos estes documentos são aceitos independentemente de suas validades e podem ser apresentados em seu formato original ou cópia autenticada.

Validade em voo nacional para brasileiros: O documento de identidade (RG) não possui prazo de validade de 10 anos, mas aconselhamos que seja emitido com tempo inferior (a 10 anos) porque a foto poderá se descaracterizar ou o próprio documento estar degradado ao decorrer do tempo.

Existem alguns Estados brasileiros que limitam o período de validade do documento (RG). Isso normalmente ocorre quando o portador possui algum problema na digital e no momento da emissão do documento é definido um prazo para a renovação e captura de nova digital.

Atenção!

Se o seu documento foi furtado, roubado ou extraviado você pode utilizar o Boletim de Ocorrência (B.O.), desde que tenha sido emitido a menos de 60 (sessenta) dias.

O protocolo de pedido da Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) – RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal pode ser aceito em substituição ao documento original pelo período máximo de 180 (cento e oitenta) dias contados da data de sua expedição.

 

Voos internacionais

O brasileiro em viagem ao exterior precisa do passaporte válido, ou seja, na data da viagem, seu passaporte precisa estar válido ainda por no mínimo 06 (seis) meses até a data de validade nele descrita.

Carteira de Identidade é aceita para viagens a Argentina, ao Uruguai, ao Chile ou ao Paraguai, desde que em bom estado de conservação e com menos de 10 anos da data da emissão para a entrada no país. Caso este documento tenha mais de 10 anos da emissão, sugerimos que providencie a emissão de uma nova ou que porte o passaporte, a fim de evitar problemas na entrada no país de destino.

Muitos países da Europa não exigem visto de turismo de brasileiros para viagens de até 90 dias. 

Lembramos que não será aceito nenhum outro documento nacional, tal como a Carteira Nacional de Habilitação, para as viagens internacionais.

O novo passaporte brasileiro (azul) é emitido pela Polícia Federal.

Para os países que exigem visto, sugerimos que o providencie com antecedência.

Crianças ou adolescentes menores de 18 anos, quando estiverem viajando ao exterior desacompanhados dos pais, deverão apresentar autorização judicial.

 

MENORES DE 18 ANOS (CASOS ESPECÍFICOS)

Além dos documentos, vistos e vacinas exigidos especificamente para cada destino, os menores devem seguir os termos abaixo:


- Menor de 18 anos, em viagens internacionais, quando desacompanhado dos pais deverá apresentar autorização judicial. Nestes casos, será verificado junto ao operador local, antes de solicitar a reserva, se existe algum tipo de impedimento, da viagem do menor desacompanhado;

- Ao viajar acompanhado só de um dos pais, deverá apresentar a autorização do pai ou da mãe ausente com firma reconhecida em cartório;

- Viajando em companhia de parentes ou responsáveis, deverá apresentar autorização dos pais, com firma reconhecida em cartório. A autorização será dada em documento público ou particular, nesta última hipótese, com firma reconhecida e constando a qualificação completa do menor e de seus genitores, o motivo, o destino e a duração da viagem, o nome e endereço do acompanhante e dos eventuais responsáveis durante a permanência no exterior;

- Ainda em viagens internacionais, menores de 18 anos podem viajar com autorização dos pais anotada pelo Departamento de Polícia Federal, no próprio passaporte. A anotação pode ser obtida no ato da requisição do passaporte (ou após a requisição);

- Menor de 12 anos, quando desacompanhado, deverá ser mantido sob a guarda de funcionários da empresa aérea tanto em terra quanto a bordo;

- Em viagem com somente um dos pais, sendo o outro falecido, deverá ser apresentada a certidão de óbito;

- Quando viajar em companhia dos pais, o menor deverá portar os mesmos documentos dos adultos.

 

Grávidas

É​ importante lembrar que se a gravidez for de até 27 semanas ou 25 semanas (no caso de gêmeos), não é necessário apresentar nenhum atestado médico para viajar.

28 a 36 semanas

Neste caso, a gestante deverá preencher a Declaração de Responsabilidade, e apresentar um atestado médico que autorize a viagem aérea.

Para voos internacionais o atestado deve ter a via original no idioma do cliente e deve ser traduzido de forma juramentada para o idioma dos países de origem e destino.

 

Gestantes início da 37ª semana até o término da 39ª semana

Preencher a Declaração de Responsabilidade (entregue no momento do check-in). A gestante e o médico responsável devem assinar a Declaração de Responsabilidade. O médico responsável deve acompanhar a gestante durante o voo.

 

Acima de 40 semanas

Não é permitido o embarque da cliente gestante, a não ser em situação de extrema necessidade e acompanhada por um médico obstetra.

 

ATENÇÃO!

Gravidez de risco: Somente embarca mediante apresentação de atestado médico e após análise da MEDIF pelo setor médico da Companhia, o qual poderá exigir mais medidas preventivas, como o acompanhamento de médico a bordo da aeronave.

O atestado médico, para ter validade, deve ser feito, no máximo, até uma semana antes do embarque. E, mesmo com autorização médica, não é recomendável a viagem sete dias antes ou sete dias depois do parto. Recomenda ainda que bebês recém-nascidos só viajem depois de completar uma semana de vida.

O tempo de gravidez é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem.

África do Sul
Conheça: África do Sul

A África do Sul se tornou um dos destinos de viagem que teve o mais rápido crescimento no mundo, que contribui com 7 a 8% do PIB nacional e emprega cerca de 3% de trabalhadores sul-africanos.

O país oferece a qualquer turista uma vasta variedade de opções. É uma terra de inigualável esplendor e diversidade, desde trilhas de escaladas, balonismo e bungee jumping a rafting, surf e golfe, até locais considerados herança do mundo, tour pelos campos de batalhas ou observação de baleias ou um tour nas vinícolas.

A África do Sul não  é simplesmente um destino de viagem qualquer, é uma experiência que permanecerá com o visitante por toda vida. Frequentemente descrita como um mundo em um país, a África do Sul oferece ao visitante uma variedade de paisagens de tirar o fôlego, de deserto e florestas exuberantes a elevações montanhosas e vastas planícies desertas. Culturalmente tão diverso como as paisagens, muitos visitantes são atraídos para experimentar o milagre da pacífica derrubada do Apartheid. Outros são atraídos pelas infinitas praias douradas, safári fotográfico, mergulho ou turismo ecológico e a observação de pássaros.

Taiti
Taiti

O Taiti (em francês Tahiti) é a maior ilha da Polinésia Francesa, localizada no arquipélago das Ilhas da Sociedade. A capital é Papeete, situada na costa noroeste da ilha. Ela tem um comprimento de 45 km nos seus pontos mais distantes, e cobre aproximadamente 1036 km². Seu pico mais elevado, o monte Orohena, culmina a 2241 m sobre o nível do mar. O clima é quente e úmido.

A ilha consiste de duas porções quase circulares com centro nas montanhas vulcânicas, conectadas por um pequeno istmo chamado de Taravao, por causa da cidade ali situada. A parte nordeste é conhecida como Tahiti Nui (Grande Taiti), e a parte sudeste, muito menor, é conhecida como Tahiti Iti (Pequeno Taiti) ou Taiarapu. A parte Tahiti Nui é bastante populosa, principalmente perto de Papeete e tem uma boa infraestrutura, como estradas e rodovias, enquanto Tahiti Iti ainda é bastante isolado e sua parte sudeste (Te Pari) é acessível apenas por barcos.

A vegetação predominante é de uma floresta tropical bastante abundante. O período de chuvas é entre novembro e abril.

O aeroporto que atende a ilha chama-se Aéroport International de Faaa.

Dubai
Conheça Dubai

Dubai é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes. Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado de mesmo nome. Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas.

Existem registros da existência da cidade pelo menos 150 anos antes da formação dos EAU. Dubai divide funções jurídicas, políticas, militares e econômicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil e fornecimento e manutenção de instalações locais. Dubai tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. Dubai e Abu Dhabi são os únicos emirados que possuem poder de veto sobre questões de importância nacional na legislatura do país. Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Embaixada dos EUA - Brasil
Solicitação de visto para os Estados Unidos poderá ser feita em Porto Alegre

Parte do processo para a obtenção do visto para os Estados Unidos poderá ser feito em Porto Alegre a partir desta quarta-feira. Com o objetivo de facilitar a solicitação e a renovação do visto, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) realizará a primeira etapa da documentação e a renovação completa do visto aos interessados. 
A abertura oficial do Casv ocorre às 10h, com a presença do ministro conselheiro da embaixada do país, Todd Chapman. 
Quem deseja obter o visto deve encaminhar a documentação solicitada no site ao escritório, com agendamento prévio. Essa medida exclui a necessidade de permanecer dois dias em São Paulo, por exemplo. O Casv em Porto Alegre também fará a identificação do viajante (recolhimento das digitais) e os demais procedimentos. 
A entrevista, por enquanto, ainda deve ser feita em São Paulo, Recife, Brasília ou Rio de Janeiro. Já o processo de renovação do visto poderá ser feito todo em Porto Alegre.
– Será uma etapa para a abertura do consulado em Porto Alegre – afirma o coordenador de relações internacionais da prefeitura da Capital, Rodrigo Corradi. 
De acordo com ele, o novo consulado deve ser inaugurado em março de 2015. Segundo o Consulado Geral dos Estados Unidos da América de São Paulo, o Brasil é um dos cinco países que mais emitem vistos para os EUA, com mais de 1 milhão de documentos processados em 2013. 

O QUE – Casv (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) 

ONDE – Avenida Carlos Gomes, 1.501, bairro Alto Petrópolis, Porto Alegre 

HORÁRIO – segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h 

 

Seguro Viagem
Seguro viagem: tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo e protegido!

Mesmo em países que não exigem o seguro, recomendamos sempre, viajar com o seguro viagem, pois assim estarão cobertos para os casos de assistência hospitalar, consultas médicas, compras de remédios e equipamentos, como muletas, tipóias, além de cobertura para malas, perdas e cancelamento de voos, e muitas outras coberturas que, quando precisamos acionar, nos salvam de gastar uma fortuna!

A maioria dos países da Europa, que fazem parte do Tratado de Schengen,obrigam os turistas a viajarem por suas cidades portando seguro médico e hospitalar, com cobertura mínima de 30 mil euros, ou 50 mil dólares. 

Em alguns países o seguro viagem é obrigatório, mas em todos ele é indispensável.

Consulte-nos para mais informações.

veja também
Dúvidas sobre Bagagem
Esclareça suas dúvidas sobre a bagagem
Requerimento para passaporte
Documentação para retirar seu passaporte
Documentação de Viagem
Documentos necessários para viajar
África do Sul
Conheça: África do Sul
voltar ao topo